O talento do designer está em utilizar os elementos do design com criatividade, gerando sempre novos arranjos para os elementos já conhecidos. São elementos do design: estilo, dimensão, aparência, textura, emoção, funcionalidade e materiais.

ESTILO

O estilo deve se adaptar às tendências da estação, mas não pode fugir ao estilo da própria marca. Sabendo o estilo a seguir, ficará mais fácil identificar os elementos a serem utilizados na criação da peças. As fases da história e dos movimentos de arte como por exemplo: Vitoriano,  Anos 20, 50, 60, 70, Art deco, Barroco, Rococó, entre outros.

DIMENSÃO

A forma escolhida dará o impacto visual à bijuteria/joia. Explore todas as possibilidades, sem medo, mas com bom senso. Considere a peça de todos os ângulos: se ela será achatada ou dimensional.  Algumas formas se mostram mais agressivas do que outras:  quadrado é a forma mais ordenada, por ter todos os lados iguais; o círculo é a forma mais simples por não ter começo nem fim; e, o triângulo, forte, centrado e direcional, porque leva a um ponto.

APARÊNCIA

Significa como os elementos, ou seja, os materiais devem ser arranjados na peça: simétrico (elementos centralizados); assimétrico (os elementos aparecem em maior número de um lado da peça) e variado (mistura da formatos nos dois lados da peça); repetição (a repetição de alguns elementos pode dar harmonia a peça); oposição (variados materiais de forma diferentes) pode criar contrastes que serão excitantes, tornando uma peça original e harmoniosa.

TEXTURA

Associada ao toque, mas também uma experiência visual. A textura  poderá levar uma peça de ordinária à extraordinária, porque de alguma forma estimulará o senso. O conforto de quem usar a peça deve ser avaliado na hora da criação.

EMOÇÃO

Uma peça pode demonstrar emoção pela: cor, formato e material empregado. O cliente escolhe uma peça pela seu estado de espírito (alegria, medo, tristeza, sofisticação, esportividade e humor).

FUNCIONALIDADE

As bijuterias e joias devem ser utilizadas para adornar. Devem ser funcionais e destacar o visual de quem as usa. Peças muito extravagantes, às vezes, são bonitas, mas difíceis de serem usadas por um longo período.

MATERIAIS

A variedade de materiais vai enriquecer ainda mais o design. Devem ser usados para traduzir o tema da coleção. As misturas ecléticas são importantes nas tendências atuais.

Escrito por

Vera Pessoa

Bijuterias e joias se tornaram uma forma para a expressão do estilo pessoal.
Entender quem é o seu cliente é a chave para o sucesso de seu negócio.
Nosso trabalho é ajudar você a entender como as tendências e as inovações tecnológicas influenciam o seu negócio de Bijuteria & Joia. Continue nos prestigiando, @v.pessoastudio