Pela classificação da legislação brasileira(IBGM) não há uma diferença clara entre os diversos tipos de fabricação de bijuterias. São classificadas apenas joias e bijuterias (folheados, semi joias, bijuterias de baixa fusão).

Aqui esses acessórios são classificados como : joias, semijoias (folheados ou chapeadas e banhados) e bijuterias (ligas de baixa fusão).

JOIAS

São produzidas maciças com metais nobres como ouro, prata, platina, paládio e cobre. Uma liga de ouro conhecida como 18 Kilates ou 750 significa que contêm 75% de ouro puro e 25% de liga (prata e cobre).

Além de elaboradas com metais nobres elas podem conter pedras preciosas e pérolas o que eleva ainda mais o seu valor. O design pode ser clássico ou contemporâneo.

BIJUTERIAS

SEMIJOIAS ( conhecidas antigamente por chapeadas ou folheadas)

A base de sua fabricação é o latão (alta fusão, acima de 850ºC), posteriormente polidos e submetidos a várias camadas de banhos de metais diferentes. O latão (liga de cobre e zinco) pode ser trabalhado em vários processos como: fotocorrosão, eletroformação e estamparia. Criando peças finas e resistentes. As folheadas ou chapeadas, pouco usadas atualmente, as peças são submetidas a uma aplicação de fina camada de ouro sobre o metal base e, por forte compressão essa camada vai aderindo definitivamente sobre a peça.. Atualmente, os fabricantes utilizam o processo de banho (galvanoplastia) . O que vai diferenciar a qualidade da semijoia é a qualidade do banho. Quanto mais espessos, mais micras (8 a 10 micras é de excelente qualidade), maior a duração da peça

BIJUTERIAS (nome popular)

As bijuterias são feitas de liga de metais em baixa fusão (em torno de 300ºC) tornando as peças mais grossas e consequentemente pesadas. Sendo assim, os banhos ficam caros se feitos como as semijoias, então em sua maioria as bijuterias tem banho “flash”, uma camada de banho próximo o 1 micra.

Escrito por

Vera Pessoa

Bijuterias e joias se tornaram uma forma para a expressão do estilo pessoal.
Entender quem é o seu cliente é a chave para o sucesso de seu negócio.
Nosso trabalho é ajudar você a entender como as tendências e as inovações tecnológicas influenciam o seu negócio de Bijuteria & Joia. Continue nos prestigiando, @v.pessoastudio